Atlético Rio Negro Clube
O clube nortista que completou 106 anos de futebol, mantendo o legado de amor e apoio ao esporte.
O Atlético Rio Negro Clube, conhecido apenas como Rio Negro, cuja sigla é ‘ARNC’, é um clube fundado em 13 de novembro de 1913 como ‘Athletic Rio Negro Club.’ o nome do clube é uma homenagem ao Rio Negro, um dos mais importantes do país. É um dos clubes mais tradicionais e importantes do Estado do Amazonas, no qual se destaca em diversas modalidades esportivas dentre elas vôlei e o futebol profissional.
Apelidado de Barriga Preta, em alusão ao seu uniforme principal, que tem a camisa branca com uma faixa horizontal preta, o seu mascote é o ‘Galo’, que lhe rendeu outro apelido, o “Galo Gigante do Norte”. Seu principal rival no futebol é o Nacional, com quem mantém o maior clássico do futebol amazonense e umas das maiores rivalidades do norte-brasileiro. É o segundo clube de maior torcida do Estado.
![]() |
Foto: Divulgação |
Ao longo de sua história no futebol, o Rio Negro possui 17 títulos do Campeonatos Amazonense profissional, incluindo um tetracampeonato entre 1987 e 1990. Foi o primeiro Clube amazonense a ganhar uma taça a nível regional, a Taça Amazônica de 1928, e o primeiro Clube amazonense a ganhar um torneio fora do Brasil, a Copa Guiana Inglesa em 1963. É um dos três clubes do futebol local que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em seis edições. Participou ainda por seis vezes da Copa do Brasil.
A primeira competição oficial de futebol disputada pelo Rio Negro foi o Campeonato Estadual de 1914, apesar de já ter disputado outros de cunho não oficioso, sua primeira conquista veio em 1921, quebrando uma sequência de títulos de seu maior rival, com qual já havia se envolvido em conflitos extracampo.
Em 1966 estreou em competições nacionais representando o Amazonas na Taça Brasil, sendo o segundo clube do Estado a estrear na referida competição. O Rio Negro é ainda um dos três clubes amazonenses que já jogaram a Série A do Campeonato Brasileiro, possuindo no total seis participações e somou também inúmeras participações na Série B, obtendo como um 9° lugar a melhor Campanha de um clube amazonense naquela competição.
O clube possui também participações na Série C e Copa do Brasil. Têm também importantes conquistas, como a Taça Guiana Inglesa, disputada na cidade de Georgetown. Sua última campanha a nível nacional foi na disputa da Série C do ano de 2006, quando terminou em 16° na classificação geral, porém ainda é a segunda equipe amazonense em número de participações em campeonatos brasileiros, independente da divisão, atrás somente do rival Nacional. Ficou conhecido como o “Clube Líder da Cidade”, porque era também um grande clube social.
Atlético Rio Negro Clube
O clube é o único da Região Norte a ter um homônimo profissional, o Rio Negro-RR, que tem o mesmo nome, escudo, mascote e cores do clube manauara.
Além do futebol, o Rio Negro também mantém atividades no handebol, voleibol, futsal, natação, basquetebol e judô entre outras modalidades, sendo sempre uma força nesses esportes, obtendo várias conquistas. O clube conta com um ginásio particular para praticá-los, e este tem a capacidade de cerca de 2.000 lugares, Parque Aquático com duas piscinas (Flávio de Castro e Gilberto Mestrinho), inaugurado em 13 de novembro de 1960.
Pequena Piscina circular, atualmente usada para hidroginástica. Além do Palácio Dórico com Salão dos Espelhos. O alvinegro possui dois hinos, um social e um esportivo, o Hino Esportivo é o mais conhecido e fora composto por Albino Ferreira Dantas, pernambucano, Tenente-Maestro da Policia Militar do Amazonas, que tem como parte principal, que recebe o nome ‘No Amazonas não tem igual’.
Pelo ranking da CBF, ocupa a posição de nº 74º, com 183 de pontuação. É o 6° colocado em pontos na Região Norte e o terceiro no ranking do Estado.
Autor (a): Maria Clara
Autor (a): Maria Clara
Comentários