Como a economia criativa vem crescendo no Amazonas?

Divulgação
A economia criativa é uma das aliadas do desenvolvimento sustentável por proporcionar a mistura de criatividade, inovação, expressões artísticas e culturais, além de dar atenção às questões de sustentabilidade. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros (Sebrae-AM), hoje no estado são 30% no total de empreendimentos cadastrados nesse novo segmento, demonstrando que tem ganhado cada vez mais força na região. 

De acordo com o vice-presidente da Anprotec, José Alberto Aranha, o perfil de quem atua na economia criativa atualmente são de jovens que demonstram interesse pelos diversos meios de comunicação e ferramentas tecnológicas, pois gradativamente estão inseridos em um mundo cibernético que promove informação e os estimula para fomentar seu próprio negócio. 

Aplicada com o intuito de ser um avanço social, econômico e ecológico, a economia criativa leva em consideração o lado humano e a sustentabilidade do planeta, utilizando produtos e serviços cujas matérias-primas são originalidade, conhecimento e cultura. Recursos esses que não se esgotam e tem capacidade de serem multiplicados quando compartilhado.

Sendo assim, diversos comércios em Manaus com o objetivo de auxiliar em questões de espaço, consumo e compartilhamento mostram soluções sustentáveis, frutos da economia criativa, como brechós, antiquários, empreendimentos locais, eventos, turismo entre outros, que são contra a cultura do consumismo exacerbado e a exploração predatória da natureza. 

A seguir, apresentaremos atividades de empresas que produzem a partir desse segmento na capital amazonense, fomentando o consumo a partir de novas alternativas e vivências. Confira!

Brechós
Roupas de brechó cada vez mais tem perdido os estigmas e sendo ressignificadas como peças que reduzem os impactos da indústria têxtil e fazem a economia criativa girar, além de proporcionar valores mais acessíveis e estilosos. Utilizado como meio de divulgação e canal de vendas, o Instagram tem mostrado grande eficiência para a difusão dos brechós modernos.


  • Brechó 100k (@brecho100k)
Além de fazer vendas no Instagram desde 2017, agora o brechó possui site com o intuito de tornar as vendas mais confortável para seus clientes, e conta com curadoria selecionando peças vintages e atemporal, assim criando uma identidade para a loja.


  • Brechó 3_30 (@brecho3_30)
Com o lema “Garimpando histórias”, o Brechó 3_30 possui loja física além de realizar vendas online através do perfil no Instagram e site, garantindo roupas que prezam pela qualidade tanto para mulheres quanto para homens.

Antiquários
Arte e decoração, assim são vistos os antiquários atualmente. As lojas que colecionam memórias de períodos passados e que marcaram a história, hoje são lugares que além da nostalgia, facilitam a construção de uma identidade verdadeira para casas, sem a necessidade de modismos ou luxos, possibilitando o mínimo impacto ambiental e o reaproveitamento de móveis e utensílios.


  • Império Sebo e Antiquário (@_imperioantiquario)
A febre do vinil e a busca por videocassetes é incessante entre os aficionados em utensílios de antiguidade. A partir disso, a Império Sebo e Antiquário fornece esses produtos e muito mais, no Instagram e na loja física localizada no Centro da cidade. 


  • K Brechó Raridade (@kbrechoraridade)
Para aqueles que amam coisas vintage que vão desde fitas até móveis de decoração, a K Brechó Raridade é um ótimo lugar para investir e criar um ambiente vintage na sua casa ou ter lembranças de um período.

Lojas locais variadas 
Empreendedores locais tem visto gradualmente na economia criativa uma forma de se apropriar da liberdade de criar, investindo em conceitos e experiências diferenciadas aos consumidores. Com isso, moldam uma nova perspectiva de consumo e produção, apresentando mais de perto as pessoas os impactos positivos que essa nova área pode gerar. 


  • Aurora & C.O (@aurora.c.o)
Desde 2019, a técnica de bullet journal e a montagem de scrapbooks tem sido um fenômeno entre os jovens, seja pela beleza de criar anotações e ter salvo suas lembranças em um diário ou até mesmo para se organizar na rotina do dia a dia de maneira mais analógica. Pensando nisso, que a Aurora & C.O surgiu na cidade, se aproveitando dessa tendência e criando cadernos à mão com identidades únicas.  


  • Studi092 (@studi092)
Com moda autoral, artesanal, exclusiva e consciente é assim que a loja se coloca na capital amazonense a 5 anos. Produzindo roupas que priorizam a qualidade e sejam funcionais no cotidiano das manauaras, de forma que expressem a diversidade cultural existente no país. 

Evento 
A realização de eventos voltados para colaborar com a disseminação da Economia Criativa é importante para dar possibilidade da comunidade local conhecer as potencialidades da região e valorizar produtos fabricados na área. Portanto, trazem novas formas de consumo que unem lazer e sustentabilidade. 


  • Feira da FAS (@feiradafas) 
A Feira da FAS promove o encontro de diversos segmentos que compõem a Economia Criativa no Estado e em suas edições sempre tentam instigar questionamentos em volto do desenvolvimento sustentável.


Fotos: Divulgação

Por Giovanna Félix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalos políticos em Coari

Manaus, no contexto da pandemia de COVID-19 é um território de morte