Em meio a pandemia setor turístico busca formas de se manter

Foto: Divulgação
O turismo no Amazonas é de suma importância para a economia do estado, em 2019  cerca de 345.606 turistas visitaram o Amazonas, injetando 546.552.962 milhões de reais na economia do estado revelando um crescimento de 3,96% comparado ao ano anterior.com a pandemia da covid-19 o setor turístico sofreu uma queda drástica esse ano e fez a cidade de Manaus enfrentar uma realidade totalmente diferente, com isso trabalhadores do setor tiveram prejuízos de até 100%.

 Todo ano milhares de turistas chegam ao nosso estado através dos rios ou pelos aeroportos, em busca de conhecer as belezas do estado, assim por sua vez movimentando a economia, esse ano a história foi diferente, com a chegada do novo Corona vírus no Amazonas a situação do setor turístico ficou crítica, na tentativa de minimizar os prejuízos financeiros e visando a retomada do turismo cultural a fundação municipal da cultura turismo e evento ( manauscult) planeja ações para atrair novamente turistas após o fim da pandemia, com isso Fundação lançou a campanha “não cancele, remarque” a ideia é incentivar o turismo local e reduzir as perdas financeiras. 

Reinvenção
Foto: Divulgação
O turismo é responsável por uma receita total entre turistas brasileiros e estrangeiros de mais de R$ 540 milhões segundo dados da empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) é um dos segmentos mas afetados pela crise.

Trabalhadores buscam se reinventar, buscam inovar seus negócios e lançam campanhas para atrair novos turistas, como é o caso do direto executivo do hotel Tropical Executive, Leocádio Lopes. Ele afirma que está tentando se manter e reinventar o seu empreendimento, mas confessa que não é fácil, ele começou a alugar seus apartamentos para o público local a preços populares mesmo assim os prejuízos são altos. 

Leocádio destaca que o hotel estava em uma crescente fantástica com a ocupação 100% de seus apartamentos  e agora com a crise esse número reduziu drasticamente chegando a 0%.

“ Até julho estamos com todas as reservas desmarcadas, as perdas remontam milhões em investimentos e faturamentos. Inclusive o nosso maior patrimônio que são os nossos colaboradores, estão sendo desligados”, declara o diretor com desânimo.

es para diminuir o impacto
O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio afirmou que uma nova medida provisório do governo vai garantir pelo menos 5 bilhões de créditos emergenciais para empresas do setor incluindo os micros e pequenos negócios. Os recursos vão reforçar a caixa do fundo geral do turismo (Fungetur) com a abertura de novas linhas de empréstimos, o ministro também ressaltou que o MTUR está trabalhando em três linhas de frente para diminuir o impacto do Corona vírus no turismo.

A presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros destaca que também vem buscando soluções pro turismo no Amazonas.“ Estávamos num franco crescimento aí veio essa pandemia e trouxe uma grave crise para a economia, para o turismo e pra vida das pessoas. Por isso estamos buscando ao máximo soluções para diminuir o impacto negativo para que o setor consiga se manter nesse período delicado e voltar a crescer posteriormente”. Ressaltou a presidente.

Por Deborah Beatriz Almeida de Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalos políticos em Coari

Manaus, no contexto da pandemia de COVID-19 é um território de morte

Como a economia criativa vem crescendo no Amazonas?